relojes web gratis

terça-feira, 9 de outubro de 2012



PROPOSTA EDUCACIONAL PARA AUTISTAS.

O trabalho pedagógico com alunos portadores de autismo tem sido um grande desafio para os educadores. Para Mori (2007) “a dificuldade sentida pelos professores está em aproximar-se desse aluno e conseguir que ele aprenda pelas vias de aprendizado e comunicação usuais”. P.66. Logo, faz-se necessário uma proposta pedagógica adequada que atenda e supra as necessidades cognitivas do aluno autista.
É importante ressaltar que o trabalho educacional realizado com crianças autistas se difere do atendimento clínico realizado por terapeutas, psicólogos, psiquiatras e outros profissionais. Em primeiro lugar é fundamental a preparação do profissional que trabalha com o aluno autista por meio de um programa educacional adequado. A intervenção pedagógica não deve estar pautada apenas na construção da aprendizagem de conteúdos, mas na melhoria das relações do indivíduo autista consigo mesmo e com os demais.

O atendimento pedagógico da criança portadora de distúrbios severos de comportamento requer uma estrutura muito bem preparada, desde os espaços e equipamentos até à equipe especializada. Embora sempre dentro de um grupo, seu atendimento necessita atenção individualizada. A programação de suas atividades não pode restringir-se a objetivos voltados para conteúdos programáticos escolares, mas deve estar inicialmente voltada para a melhoria da qualidade de vida da criança, através de uma melhora de comportamento que facilite sua integração na família e na sociedade. (CUNHA, 2002, p.42)

Nenhum comentário:

Postar um comentário